PENSO, LOGO FALO INGLÊS

domingo, 22 de junho de 2014

A IMPORTÂNCIA DA LÍNGUA INGLESA NO MUNDO



Ao longo da história da humanidade, sempre houve uma língua que sobressaísse as demais. A língua é uma ferramenta de interação entre povos e por razões econômicas, políticas, culturais ou religiosas; ganha importância impar em um dado momento. Se o motivo é religioso, essa importância torna-se quase que perene; como, por exemplo, as línguas grega e hebraica para o cristianismo. Atualmente o Inglês é a bola da vez.
Se voltarmos rapidamente a história veremos que a língua grega teve seu domínio no mundo como sendo língua de contato desde o império alexandrino. Mesmo sendo sucedido pelo império romano, o grego conviveu lado a lado com o latim; às

vezes tendo até mais importância. Já no apogeu das idéias políticas e culturais da França, a língua teve seu reinado entre os séculos dezoito e dezenove. Em seguida, tivemos o surgimento da imperialismo americano e o reinado da língua inglesa que foi herança do Reino Unido aos Estados Unidos das Américas.
A língua inglesa é importante porque o mundo importa tudo da América. Por motivos econômicos, políticos e culturais o Inglês é aceito em todo lugar. No século vinte, a Inglaterra e Estados Unidos expandiram o idioma inglês às suas colônias na África, Ásia, Oceania e América (até a lua). Desde então ficou difícil algum outro país sobressair com seu vernáculo.
A China tem mais de um bilhão de falante de mandarim. Os falantes do híndi são mais de um bilhão na Índia. Mas, nenhum dos dois países tem conseguido entusiastas ou importância comercial ou até mesmo cultural. Por outro lado; os falantes nativos do inglês não chega a um bilhão; mas, pela grandeza política e cultural e tecnológica dos países que falam essa língua, milhares de centenas de pessoas ao redor do mundo aprendem esse idioma. Segundo Benjamin Quadros, em um artigo a revista Você SA de novembro de 2008 “No mundo, cerca de um bilhão de pessoas fala inglês fluentemente. No Brasil, somente 1,3 milhão de profissionais dominam o idioma.”
Para se chegar à fluência em alguma língua, no nosso caso o inglês; deve-se entender as quatro modalidades da língua. Temos a língua escrita e a língua falada. Destas vem a necessidade da leitura e da escuta. Há aqueles que tem deficiência na escuta, outras não conseguem ler, outras são péssimas em escrever; e por último, não conseguem falar. Mas o fluente deve saber ler, escrever, falar e entender a língua em questão. Não é da noite para o dia que se chega ao pleno desempenho e competência da língua inglesa. Ou se vai a um país que fala inglês e passa uma temporada; ou se esmera nos filmes, documentários, livros, jornais, revistas, sala de bate-papo... Sempre há maneiras de desenvolver as quatro modalidades de qualquer língua moderna. O advento da tecnologia facilitou tudo, até as pessoas ficarem fluente em uma língua estrangeira sem sair de seu próprio país.
Seja determinado e persistente. Não desista quando o desânimo aparecer. Aprender uma língua estrangeira não é fácil para quem dá mole. Quando vier algum pensamento desestimulante, imagine os benefícios de se saber inglês. Você pode ser promovido. Você ganhar pontos importantes e decisivos em uma entrevista de emprego. Você pode ter aumento de salário por este pequeno detalhe. Haverá um milhão de possibilidades de enriquecimento cultural por você saber inglês. A lista de benefícios e possibilidades é enorme para aqueles que tem fluência nesta importante língua. Não seja igual aos outros; destaque-se, não só na língua inglesa, mas em tudo.
Acredite em você. Você pode! É só acreditar. A chave é acreditar de verdade.

*IMAGENS DA INTERNET

2 comentários: