PENSO, LOGO FALO INGLÊS

domingo, 10 de abril de 2016

ESPORTE ANGLO-AMERICANO: CRICKET OU CRÍQUETE

ESPORTE ANGLO-AMERICANO: CRICKET OU CRÍQUETE
Pense num jogo popular tanto na Inglaterra quanto na Índia! O críquete é querido e amado por bilhões, pois, só a população da Índia está caminhando para seu segundo bilhão. Mas além desses dois países, há outros que admiram o críquete como os brasileiros amam o futebol.
Há um montão de regras; mas tudo é combinado antes. Não há rigidez quanto à prática. A duração de um jogo pode durar até mais de um dia. Mas dentro das 42 leis se pode determinar o tempo e um monte de outras coisas.
O Críquete, ainda está engatinhando por amadores no Brasil e num monte de outros países, é parecido com o beisebol. Seu nascimento remonta à era da Inglaterra medieval e se inspirou num jogo chamado STOODBALL. A nobreza tratou de fazer as adaptações e ganhar identidade própria.
Ele é disputado por duas equipes com 11 jogadores cada. Enquanto dois atacantes de um time vão a ação, a outra equipe se posiciona em pontos estratégicos do campo. E a propósito, o campo é grande e oval. A faixa retangular (pitch) tem 20,1 metros; a faixa duplo-círculo conjugado tem 13,7 metros; a faixa oval médio tem 27,4 metros e a faixa oval maior completa o campo. E o Críquete é um jogo que usa taco e bola.
Dentro do pitch ficam três varetas que deve ser protegidas pelo rebatedor. O lançador (da equipe contrária) arremessa a bola; se o rebatedor acertar, pode acontecer três coisas para se marcar o ponto: 1) se a bola sair do campo, pelo ar, marca 6 pontos; 2) se a bola sair do campo, pelo solo ou a bater pelo solo, marca 4 pontos; e 3) se a bola for batida para dentro do campo, para o mais longe possível, os batedores podem marcar pontos, trocando seus lugares, as vezes que forem possíveis; valendo 1 ponto.
Cada equipe tem a sua vez de atacar e defender. Quando se está no ataque, tenta-se marcar o máximo de pontos. Ganha quem marcar mais pontos. As disposições no campo são (quando defesa): 2 jogadores perto do retângulo (1 joga como arremessador e o outro como receptor); 4 jogadores no espaço interior do campo, e 5 jogadores ficam no espaço exterior. Quando ataque: 2 batedores somente. Cada batedor tem uma quantidade para golpear o lançamento da bola que é chamado de OVER. Para eliminar o jogador batedor deve-se derrubar o WICKET.
O placar no Críquete é interessante. Consiste em mostrar “número de corridas ganhas para o número de wickets perdidos. Se um time ganhou 100 corridas e perdeu 3 wickets, mostra-se o placar 100/3 ou 100-3”.

VEJA ALGUMAS JOGADAS...


VOCABULÁRIO BÁSICO
PITCH – retângulo; faixa menor do campo onde ficam os batedores e lançador.
CLOSE-INFIELD – duplo-círculo conjugado; faixa que circunda o retângulo.
INFIELD – círculo interior do campo.
OUTFIELD – parte fora do campo.
BAILS – madeirinhas que ajudam firmar as varetas.
STUMPS – as três varetas que ficam atrás do batedor.
WICKET – o conjunto das três varetas e as madeirinhas que as firmam.
OVER – lançamento (conjunto de 6 arremessos).
BAT – taco do Críquete.
INNINGS – duas entradas.
RUN – corrida
MATCH – partida
ONE-DAY MATCH – partida de um dia.
NO-RESULT – sem resultado
BATSMAN – batedor
BOWLER – arremessador
WICKET-KEEPER – goleiro do aro (receptor da bola)
LEG-SIDE – visão lateral

BOUNDARY - limites

Nenhum comentário:

Postar um comentário