PENSO, LOGO FALO INGLÊS

terça-feira, 20 de dezembro de 2016

FUTEBOL AMERICANO: SÉRIE ESPORTE ANGLO-AMERICANO

FUTEBOL AMERICANO: SÉRIE ESPORTE ANGLO-AMERICANO
Para começar nossa conversa, vamos resolver uma questão vocabular. Na América, a palavra futebol é SOCCER, e no Reino Unido é FOOTBALL. Essa palavra na América se refere ao esporte que estamos conhecendo agora. O futebol americano é popularmente conhecido como simplesmente FOOTBALL. É conhecido também como GRIDIRON.
O espírito implantado nesse esporte é o da guerra. A violência nesse esporte é tão grande que muitos de seus jogadores sofrem conseqüências sérias de saúde. Mas como é jogado? Por ter nascido do Rugby, as jogadas são parecidas.  Igual ao Rugby, os atletas precisam ter velocidade, agilidade, capacidade tática e força bruta.
O futebol americano surgiu no final dos anos de 1800 nos encontros esportivos das universidades de Yale, Princeton, Harvard e Columbia. As regras foram surgindo lentamente. Os jogos por serem violentos, chegavam a causar mortes e isso fez surgir de novas regras para se tornar mais seguro.
O futebol americano é por demais popular nos Estados Unidos. É o mais popular da nação; nem o baseball o ultrapassa. A NFL (National Football League) é a liga profissional. Ela tem 32 equipes inscritas. A disputa do título é chamada de SUPER BOWL. Além da liga profissional tem a liga universitária.
COMO É O JOGO?
São duas equipes de onze jogadores cada. O objetivo é marcar o maior número de pontos possíveis. Chegar ao fundo do campo adversário com a posse da bola é a principal jogada. E é, também, a jogada com a maior pontuação, 6 pontos. O jogo dura 60 minutos divididos em 4 tempos de 15 minutos. Se houver empate, tem prorrogação com a chamada morte súbita.
Para iniciar ou reiniciar um jogo, é necessário o chute inicial. A bola deve ser chutada do chão e alguém deve segurá-la; e é obrigatório viajar, no mínimo, 10 jardas. O TOUCHDOWN vale 6 pontos. O FIELD GOAL vale 3 pontos. E pode-se conquistar 1 ponto extra durante as jogadas. TOUCHDOWN acontece quando o jogador toca a linha final do campo adversário com a posse da bola. O FIELD GOAL é quando se chuta a bola entre as traves suspensas atrás do campo adversário. O SAFETY é uma jogada que vale 2 pontos e acontece quando o jogador é derrubado.
O campo tem 120 jardas (109,73 m) de comprimento e 53 jardas (48,76 m) de largura. Ele é todo marcado com números e faixas. A cada 10 jardas tem uma faixa; totalizando 12 faixas, sendo as duas pontas os espaços para o TOUCHDOWN.
O maior time campeão do SUPER BOWL é o Pittsbugh Steelers.
VOCABULÁRIO
KICKOFF – chute inicial
ENDZONE – campo adversário, área de finalização
TOUCHDOWN – posse de bola, toque ao chão (com a posse da bola)
YARD – jarda
KICK – chute
FIELD GOAL – gol de campo
INBOUND LINES – linha de chegada
HASH MARKS marca do jogo da velha
SCRIMMAGE – jogada de escaramuça
DOWN – parado, acabado
HUDDLE – barreira
FALSE START – saída falsa
ILLEGAL MOTION – movimento ilegal
ILLEGAL FORMATION – formação ilegal
DELAY OF GAME – atraso de jogo
INELIGIBLE RECEIVER DOWNFIELD – recebedor não válido avançado
ILLEGAL FORWARD PASS – posse em frente ilegal
HOLDING – segurada
OFFENSIVE PASS INTERFERENCE – interferência no passe ofensivo
ROUGHING THE PUNTER – agressão ao PUNTER
ROUGHING THE PASSER – falta pessoal
ILLEGAL HANDS TO THE FACE – uso ilegal das mãos

JOGADORES/POSIÇÕES DO JOGO
QUARTERBACK (QB) – atacante (jogador mais importante do time)
HOLDER (H) – segurador da bola
KICKER (K) – chutador
WIDE-RECEIVERS (WR) – penetradores
TIGHT-END (TE) – recebedor/bloqueador
HALFBACK (HB) – carregador de bola
FULLBACK (FB) – zagueiro
SLOTBACK (SB) – meio ofensivo
CENTER (C) – central
OFFENSIVE GUARD (OG) – guardião
OFFENSIVE TACKLE (OT) – protetor
PUNT RETURNER (PR) – goleiro
KICKOFF RETURNER (KR) - goleiro


Nenhum comentário:

Postar um comentário